quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Esclarecimento sobre o Facebook na escola


O Facebook é um serviço com grande sucesso entre os cibernautas e utilizadores em geral. Esta aplicação é para maiores de 13 anos (termos de utilização n.º 4 ponto 5).
Na nossa escola e particularmente na atividade TIC esta ferramenta não faz parte do programa. Nunca nenhum professor criou contas de facebook aos seus alunos. Se estes  têm conta será porque o irmão, pais, amigos ou eles próprios as criaram num espaço fora da escola /sem supervisão de um docente.
Contudo, é nossa opinião se o facebook for utilizado com regra e restrigindo ao máximo a visualização do perfil para terceiros (definições de privacidade personalizadas) este tem aspectos positivos e que podem desenvolver certas competências nos alunos como por exemplo a linguagem escrita, ao nível gramatical, já para não falar nos benefícios ao nível dos conteúdos TIC.
Não é obrigatório o aluno ter facebook, nem pedimos aos alunos que o tenham. Se este chega a casa descontente por o colega consultar o referido programa e ele não, não é da nossa responsabilidade a criação ou utilização.
O que é um facto é que cerca de 80 a 90 % dos alunos de 3.º e 4.º ano têm conta nas redes sociais.
De qualquer forma vamos continuar a falar em segurança na internet nas próximas aulas da actividade de TIC e porque não através do próprio facebook em grupo para que todos percebam que é possível navegar em segurança?

Sem comentários: